Ocorrência

No dia 16 e 17 de dezembro ocorreu uma problema com o processamento de dados do Google Analytics, o que causou algumas lacunas nos dados das propriedades do mesmo.

De acordo com informação divulgada pela Google, o Google Analytics sofreu uma interrupção durante aproximadamente 14 horas no dia 16 de Dezembro – entre as 9:00 PST e as 23:00 PST (correspondente às 17:00 GMT de dia 16 até 7:00 GMT de dia 17) – que resultou no não processamento de alguns hits e de dados de Adsense.

Este problema afetou todas as propriedades do Web Analytics que recebem dados (excluindo as propriedades do App + Web), independentemente do método de data collection (web tagging, SDK, protocolo de medicação e importação de dados).

 

Qual o status actual?

O problema de data collection foi investigado e está corrigido. Podem verificar a identificação da ocorrência no Google Apps Status Dashboard. No entanto, a data histórica tem que ser reprocessada*, e tal como está declarado no último log do Google Analytics – Service details incident log entry vai demorar algumas semanas. Tal com se encontra descrito no incidente log entry: “…revimos os nossos prazos estimados de reprocessamento para os dados de dias 16 e 17 para ~2 semanas para contas 360 e ~3 semanas para contas standard…”.

*Atenção: para o reprocessamento serão utilizadas as configurações atuais da conta. Pelo que há que ter em conta que, qualquer alteração ao nível de filtros, configurações de importação de dados, etc., se aplicarão retroactivamente ao intervalo de datas processado.

 

Cuidados a ter

Não detectámos, em nenhuma conta de clientes nossos, qualquer situação muito evidente de impacto desta situação, no entanto, advogamos seguir as recomendações standard e assumir que até o reprocessamento de dados estar concluído, todas as tendências dos reports possam estar imprecisas. Esteja consciente que, enquanto o processamento de dados estiver a ocorrer, os seguintes pontos serão impactados:

  • Comparações semanais (O reprocessamento segue os prazos definidos).
  • Multi-channel reports (O Google está a determinar a viabilidade do reprocessamento).
  • Attribution Beta (O reprocessamento segue os prazos definidos).
  • Data exports (por exemplo, para o BigQuery ou quaisquer exportações automatizadas para o Google Sheets também serão afetadas. No caso das contas 360 com exportação para BigQuery terão os seus dados re-exportados automaticamente depois de o reprocessamento estar completo).

A estimativa inicial da duração do reprocessamento era de 3-5 dias para contas 360 e 8 dias para contas Standard. No entanto, agora que esse timing foi revisto para as datas indicadas no ponto anterior, o reprocessamento irá alargar-se para além do fim do ano. Por esta razão alertamos para ter algum cuidado nas análises comparativas mensais e anuais, uma vez que os dados podem mudar um pouco nos primeiros dias de janeiro.

 

Seguimento da situação

Se quiserem seguir o desenrolar desta situação e outras que possam ocorrer, devem consultar o Google Apps Status Dashboard e não o antigo Google Analytics Status Dashboard, que apesar de estar activo, e actualizar as datas, não reporta qualquer quebra. Façam scroll down no Google Apps Status Dashboard e na linha correspondente ao analytics cliquem na barra para ver os Logs.

 

Se quiser mais algum esclarecimento sobre este tema, ou sobre como gerar valor para o negócio através da implementação de um processo de digital analytics, com uma equipa multidisciplinar dedicada deixe-nos o seu contacto.